quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Torta Nescau

Olha, a pedido de alguns amigos estou colocando aqui a receita de uma torta bem tradicional, de uma padaria de Santa Cruz do Sul, que por sinal eu adoro. A torta é servida na casa de chá da Padaria Pritsch http://www.padariapritsch.com.br/ , recomendo a todos que queiram tomar um típico café colonial alemão.
Não sei se é essa a receita deles, mas como não teria coragem de pedir que o segredo deles seja revelado, tentei reproduzi-lo da melhor forma.
Antes de qualquer coisa, dedico esta receita aos amigos que citei anteriormente, os que pediram a receita, Eduardo, Aline, Simone e Raquel. Ah, e antes que eu esqueça...Aline, se o Eduardo ousar em dizer que a torta não ficou igual a que eu fiz, não se preocupe, afinal cada um tem um jeito de cozinhar. Eu muitas vezes me frustrei por tentar fazer uma receita da minha mãe ou da vó e não ter o mesmo sabor...paciência, vale a intenção e a vontade de comer.
E tem mais, lembrem-se que cozinhar não é o simples ato de preparar alimentos para serem ingeridos posteriormente. Cozinhar é uma arte, que deve ser feita com muito carinho, amor, dedicação e paciência.
Pensem sempre em coisas boas enquanto cozinham, com certeza será o principal ingrediente de qualquer receita.
Vamos a ela!







Torta Nescau

Massa:

- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 5 colheres (sopa) chocolate em pó (apesar de a receita ser Torta Nescau, prefiro colocar o chocolate, pois a massa fica mais leve)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Numa batedeira acrescente as claras e bata-as em neve, sem parar de bater, acrescente as gemas, uma a uma e em seguida o açúcar peneirado.
Desligue a batedeira e acrescente a farinha (peneirada) mexendo delicadamente com uma colher. Da mesma forma coloque o chocolate em pó (peneirado) e por fim, o fermento. Despeje em forma redonda e untada com margarina e farinha.
Leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média (150˚C).

Cobertura:

- 1 lata de leite condensado cozido por 40 min.
- 1 saquinho de chocolate granulado

Coloque a lata em uma chaleira ou panela funda e deixe ferver por 40 min. Depois deixe esfriar bem, se quiser pode colocar na geladeira ou congelador para acelerar o processo e só abra depois de estar completamente frio.

Recheio:

- 2 latas de leite condensado
- 2 gemas peneiradas
- 1 colher média de amido de milho

Levar os ingredientes para uma panela e cozinhar até começar a soltar do fundo. Deixe esfriar e reserve.

Depois do bolo assado, retire da forma e corte em 3 camadas.
Distribua o recheio nas camadas e por fim cubra com o leite condensado cozido e por cima, para enfeitar, o chocolate granulado.

Leve à geladeira e bom apetite!

4 comentários:

  1. Tá lá agora! Não quer que ele sai da tela né?

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, OBRIGADA!!! Ontem já provei e é divino... Obrigada também pelas palavras, prometo me esforçar! hehe. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Patrícia!! Não nos conhecemos mas fiquei surpresa em ver a receita no teu blog pois faz tempo que estou procurando esta receita...sou de sta cruz e fã desta torta da minha cidade natal...Agora moro no Canadá e gostaria MUITO de fazê-la para o niver do meu filho, vou te tentar fazer!! Adorei a receita! Muito legal teu blog!!! Assim acompanho um pouco mais de POA (cidade que eu estava morando antes de mudar para cá). Abração e tudo de bom!
    Carine

    ResponderExcluir